segunda-feira, março 29, 2010

Férias 2007- Portugal - Holanda-Luxemburgo

Julho/Agosto 2007


1º Dia- Lisboa - S. Jean de Lux- França. Saímos eram 08h30, almoçamos na fronteira em Vilar Formoso. Depois de um dia de viajem, Salamanca, Burgos, Vitória chegamos a França. Já conhecíamos a zona e foi fácil arranjar um parque. Passeamos à noitinha num parque de campismo, que tinha ligação à praia e a outros 3 parques.

2º Dia- S. Jean de Lux- Dax Após as compras normais para o dia num Supermercado, fomos pela estrada Nacional, auto-estrada é muito cara, classe 2, seguimos até Castets. Aí, apanhamos a A630/E05/E70, passamos por Bordeaux, direcção a Poitiers. Em Saint-Eulalie, saímos para a Estrada Nacional, em direcção a Poitiers, e fomos para Tours, onde procuramos um parque de campismo perto desta cidade. Encontramos facilmente um pequeno parque numa vila que adoramos - Vouvraix.

3º Dia- Vouvraix- Amiens. Depois de fazer as compras para o dia em TOURS, fomos por estrada secundária até Chartres. Estacionamos junto à Catedral e almoçamos perto do centro da cidade.
De tarde seguimos em direcção a Rouen, cidade a norte de Paris, pois não queria entrar na cintura de Paris- fugir ao trânsito. Em Rouen fomos ao centro, estacionei, e fomos ver a Catedral. É enorme, linda, estilo Gótico. Como não tínhamos parque na zona seguimos para Amiens. Esta cidade é engraçada, com um parque de campismo novo, muito frequentado por Ingleses.

4º Dia- Amiens para Gent na Bélgica. 2 Horas de viagem e estávamos lá. O parque é muito bonito, bons asseios, relva e no meio da cidade inserido num parque de ocupação de tempos livres. Fomos dar uma volta pela cidade, ficamos admirados pois é enorme e um pouco confusa. Perdemos muito tempo até encontrar o parque de campismo, pois não levei GPS.

5º Dia- Gent- Bruges-Oostende-Antuérpia.-Gent. Saímos cedo, a caravana ficou no parque. Da parte da manhã visitamos Bruges, cidade muito bonita e muito limpa. De tarde fomos à praia da Bélgica, -Oostende- ihihihihi muito pequena e bem fria, nem tomamos banho. Depois por estradas secundárias fomos junto à costa Norte, e fomos até Antuérpia. Esta cidade, rica, cheia de vida, parece mostrar que há economia subterrânea. Grande quantidade de Judeus, sim os descendentes que os portugueses mandaram embora, nas ruas, a passear com os seu trajes que os identificam perfeitamente.

6ª Dia- Gent- . Bruxelles- Gent. Pelas 07h30 saímos pela auto-estrada, atenção não se paga portagens, em direcção à capital da Bélgica. Fácil de entrar e atravessar a cidade, pois existem muitos túneis. Estacionamos junto ao Átomo (EXPO 1958) e apanhamos o metro.
Claro fomos ao centro, comemos os famosos chocolates Leónidas, demos uma volta a pé pela cidade. Muito mais pequena que pensava. Fomos ver a casa museu Magritte.

7º Dia- Gent- Bélgica- Amesterdão Holanda. Cerca de 2 horas foram o tempo de viagem sempre em auto-estrada. Ficamos no parque de Amsterdeen, num bosque. Fica perto da estação de metro- +- 1km a pé. De tarde fomos ver a Universidade de Leiden, (25 KM) e campos de flores. Não haviam nesta altura do ano as famosas TULIPAS a não ser em estufas. Ao fim da tarde fomos à cidade de Haarlem (10 Km) do parque.
No parque um Francês, com uma ERIBA, veio cumprimentar-me e trocar impressões. Foi muito simpático e ofereceu-nos um bilhete para o Metro. A noitinha chegou um Alemão também com ERIBA PAN FAMILIA, que ficou todo contente por me ver ali naquelas paragens bem longe de casa. Realço ainda os nossos vizinhos do parque, um casal Dinamarquês bastante simpático, que ajudou no estacionamento da caravana.

8º Dia- Amesterdão O carro ficou a descansar, fomos ver a cidade, deslocámo-nos sempre de Metro de superfície e a pé. A confusão foi com o bilhete é complicado, mas lá se poupou e penso que só gastei metade do dinheiro que devia.Vimos a Casa do Rembrandt, Instituto Anne Frank , e o Museu van Gogh e estivemos junto à Sinagoga Portuguesa . Passeamos pela cidade, incluindo zona vermelha (zona de montras de prostituição e canábis).

9º Dia- Amesterdão- Holanda- Luxemburgo. Bem perto e de auto-estrada levamos 3 horas. Fomos ver a cidade à tardinha, não gostamos muito. Esperava outra coisa, não mereceu a pena lá ter ido. Vimos muitos portugueses na rua, falando como se tivessem em Portugal. O parque onde ficamos, é um parque de passagem limpo, mas com um problema, fica perto de uma ribeira que saia de um tratamento de esgoto. À noite notou-se um pouco o cheiro.

10º Dia – Luxemburgo - Vouvraix- França. Já conhecíamos o parque, 18 euros pela estadia (3 adultos carro e viatura). Descansamos.

11º Dia - Vouvraix – DAX. Fomos de manhã a Amboise, um lindo castelo do Vale do Loire. Uauuuuuuu bem lindo. Temos de voltar a esta zona fazer uns dias de férias a ver castelos. À Tarde saímos para DAX.

12º Dia - DAX.- Portugal. Bem lá viemos a caminho de casa. O dia estava bom para atravessar Espanha, não havia muito calor. Chegamos eram 20h00
FIM

Sem comentários:

Enviar um comentário